Casa Papa Francisco reabre albergue solidário pelo segundo ano consecutivo para acolhimento durante o inverno

Casa Papa Francisco reabre albergue solidário pelo segundo ano consecutivo para acolhimento durante o inverno

Foto: Divulgação

A Casa Papa Francisco iniciou nesta semana, pelo segundo ano consecutivo, o funcionamento de um albergue solidário voltado ao acolhimento de homens em situação de rua durante o período de frio mais intenso em Santa Maria.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, com nove vagas disponíveis por noite. O acolhimento ocorre a partir das 19h, com saída às 6h do dia seguinte.

Mantida pela Arquidiocese de Santa Maria e coordenada pela Fraternidade O Caminho, a iniciativa deve realizar cerca de 45 acolhimentos por semana. Ao longo dos três meses previstos de funcionamento, a expectativa é alcançar aproximadamente 540 acolhimentos.

Além de um local para pernoite, os usuários recebem banho, jantar, café da manhã, roupas de inverno e kit de higiene. O trabalho também inclui acompanhamento social e acolhimento realizado por voluntários e integrantes da instituição.

A Casa Papa Francisco atua durante todo o ano junto à população em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, atende entre 75 e 80 pessoas por dia com serviços como alimentação, banho quente, lavanderia, distribuição de roupas, corte de cabelo e encaminhamento para comunidades terapêuticas.

Criada em 2022, a instituição funciona na Rua Silva Jardim, no centro de Santa Maria, e intensifica as ações durante o inverno devido às baixas temperaturas registradas no município. Para o Arcebispo Metropolitano, Dom Leomar Antônio Brustolin, o serviço expressa uma fé que se torna concreta na caridade.

– A Igreja cumpre o mandato de Jesus de cuidar de quem mais sofre, sobretudo nestes dias de frio intenso – afirma Dom Leomar.

Mais do que oferecer uma cama para passar a noite, o albergue solidário quer ser sinal de recomeço

Não se trata apenas de pernoitar, mas de ser acolhido – destaca Frei Nicodemus, da Fraternidade O Caminho.

O projeto é sustentado pela solidariedade dos fiéis, paróquias, voluntários e benfeitores da Arquidiocese, que contribuem com roupas, alimentos, materiais de higiene e doações financeiras.


Serviço

Albergue solidário da Casa Papa Francisco

  • Atendimento: de segunda a sexta-feira
  • Público: homens em situação de rua
  • Vagas: 9 por noite
  • Entrada: 19h
  • Saída: 6h
  • Endereço: Rua Silva Jardim, 1704, Centro de Santa Maria
  • Contatos: (55) 3221-6622 / (55) 9135-8293
  • Doações via Pix:[email protected]
  • Previsão de acolhimentos durante o inverno: cerca de 540

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lions Clube promove brechó solidário com atrações musicais para arrecadar fundos ao Projeto Global Visão Anterior

Lions Clube promove brechó solidário com atrações musicais para arrecadar fundos ao Projeto Global Visão

Santa Maria receberá R$ 150 mil para castração e microchipagem de cães e gatos Próximo

Santa Maria receberá R$ 150 mil para castração e microchipagem de cães e gatos

Geral